Para a Unimed Litoral, todo dia é o Dia Mundial da Qualidade

12/11/2020 | Excelência em Saúde

Leitura por voz

Neste 12 de novembro de 2020, entidades certificadoras e empresas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial da Qualidade, data que se reveste de especial importância para a Unimed Litoral onde a busca pela excelência no atendimento aos pacientes é diária e permanente.

Poucas organizações de saúde no Brasil reúnem certificações de qualidade como as da Unimed Litoral, todas arduamente conquistadas e que transformaram a região numa ilha de excelência em serviços médicos.

2012

Há cerca de uma década a Unimed Litoral é submetida a auditorias periódicas, sempre com excelentes resultados, mas em 2012 a diretoria decidiu que deveria mudar de patamar, ir em busca de certificações (em medicina elas se chamam acreditações) independentes para manter as equipes crescentemente treinadas e motivadas para o cuidado com os pacientes.

Em 2012 foi conquistada a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível II, garantindo que o Hospital da Unimed tinha segurança e qualidade dos cuidados e serviços, além da gestão integrada dos seus processos.

2014

Em 2014, aconteceu a acreditação no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, garantindo padronização, em alto nível, de todas os processos, incluindo o atendimento aos pacientes.

O Laboratório da Unimed Litoral é o único do Litoral Centro Norte Catarinense e um dos 9 de Santa Catarina a possuir este selo do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

2017

Em 2017 mais uma conquista, o Hospital da Unimed passou a ter acreditação por excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível III, a máxima concedida pelo IQG – Health Services Accreditation.

Apenas três hospitais em Santa Catarina possuem acreditação por excelência ONA nível III, um padrão que é facilmente percebido por pacientes e familiares ao utilizarem os serviços do Hospital da Unimed e que costumam fazer referências elogiosas ao atendimento que reúne medicina de alto nível com acolhimento, tratar o paciente com amor e respeito.

2018

Em 2018 a Unimed Litoral obteve, no nível mais alto possível, outra acreditação voluntária e rigorosa, no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, também conhecido como RN 277, que segue padrões internacionais, é feita por organizações independentes, com supervisão da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS.

A RN 277 avalia a satisfação dos clientes; a administração; a estrutura; o desempenho dos profissionais de saúde; o desempenho dos estabelecimentos de saúde conveniados e os serviços de saúde oferecidos.

2020

Neste ano o Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU) obteve um dos mais exclusivos reconhecimentos, o do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Para obter o Padi são necessárias sustentabilidade, qualidade e segurança na execução de todos os fluxos e na aplicação das normas, em especial a gestão da qualidade dos equipamentos, aspecto vital para uma análise e diagnóstico seguro por parte dos médicos.

A acreditação se estende às duas unidades do CDU na região: a de Balneário Camboriú, em anexo ao Hospital Unimed e a de Itajaí, inaugurada no ano passado em uma nova estrutura.

DIAS ATUAIS

O dia 23 de outubro de 2020 entrou para a história da Unimed Litoral e da saúde catarinense pois o Hospital da Unimed fez juz à sua primeira certificação internacional, a QMentum International™ Diamond, que orienta e monitora padrões adotados mundialmente em qualidade e segurança na área de saúde.

Para obter esta acreditação, o Hospital da Unimed teve que comprovar padrões globais de qualidade.

“Nos identificamos imediatamente com as exigências da certificação Qmentum™, pois elas são todas voltadas para o cuidado com o paciente e cuidar das pessoas está no nosso DNA, para nós é a principal missão da nossa Unimed”, resumiu o presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João d´Ávila.

Pular para o conteúdo