Unimed Litoral reforça campanha de prevenção do câncer de próstata

11/11/2020 | Notícias Unimed

Leitura por voz

A Unimed Litoral promoverá, durante o mês de novembro, reforço em sua campanha de prevenção do câncer de próstata, procurando motivar homens em geral a cuidarem da saúde, indo regularmente ao médico, com ênfase no grupo de risco que são aqueles com mais de 40 anos de idade.

O câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre os homens (o primeiro é o de pele não melanoma) e, em média, um em cada quatro pacientes vai a óbito.

“Não é por acaso que o Novembro Azul, do câncer de próstata, sucede o Outubro Rosa, do câncer de mama, pois essa campanha serve para reforçar que os homens, assim como as mulheres, necessitam de cuidados regulares com sua saúde, indo ao médico pelo menos uma vez por ano” enfatizou o presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João d´Ávila.

A Unimed Litoral tem quase 12.000 clientes com mais de 40 anos e para esses será feita uma ação específica durante o Novembro Azul, com envio de mensagens através dos vários canais de comunicação, incentivando-os a consultarem o médico regularmente.

“Os danos causados pelo câncer de próstata podem ser prevenidos e minimizados, mas para isso é preciso que os homens adquiram o hábito de também cuidarem regularmente da sua saúde”, finalizou o presidente da Unimed Litoral.

Perguntas e respostas

O que é próstata e qual sua função?
É uma glândula localizada abaixo da bexiga que produz um líquido cuja função é proteger e nutrir os espermatozóides.

O câncer de próstata é muito frequente?
Sim, a estimativa é que acometa um a cada cinco a seis homens.

É mortal?
Sim, em média 25% dos casos resultam em morte, realidade que vem melhorando rapidamente devido à prevenção, pela ida dos homens ao médico com regularidade.

Qual é o grupo de risco para a doença?
Ela pode afetar os homens de 40 anos com pouca frequência, mas tem aumento da incidência acima dos 50 anos. Em qualquer idade consultar regularmente o médico é a melhor prevenção.

A doença tem sintomas?
O câncer de próstata pode ser silencioso durante anos. Em fases mais adiantadas, costuma provocar alterações no urinar e, mais tarde, manifestação graves como dores ósseas etc. Por isso a anamnese, a conversa do médico com seu paciente durante as consultas anuais, é tão importante para detectar e interpretar essas alterações.

O que é toque retal e qual sua importância?
Consiste no médico tocar e sentir a próstata do paciente através do reto, sendo fundamental para a avaliação. Embora desconfortável, é rápido e indolor.

Qual a idade para iniciar a prevenção?
A partir dos 40 anos.

Pular para o conteúdo