Saiba o que são as acreditações da Unimed Litoral e como elas impactam na qualidade do cuidado com o paciente

Leitura por voz

Acreditação é o processo voluntário que mede a qualidade de serviços ou produtos (reconhecimento formal), por uma organizações independentes especializadas em normas técnicas de um determinado setor, de uma instituição que atende a requisitos previamente definidos (normas nacionais ou internacionais).[1][2] O processo de acreditação, é revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua,[2] envolve a auto-avaliação da organização, bem como uma avaliação detalhada por uma equipe de especialistas externos.[1]

As acreditações, realizadas por diferentes instituições independentes, avaliam o cumprimento das normas técnicas nacionais e internacionais previamente definidas.

Com vocação para o cuidado, a Unimed Litoral possui um programa permanente de aperfeiçoamento de processos e como resultado conquistou uma série de acreditações em áreas fundamentais da sua atividade. 

Trata-se de responsabilidade e comprometimento com segurança e na gestão. 

Avaliação máxima ANS

Como operadora de plano de saúde, a Unimed Litoral possui desde 2018 o Selo Ouro do Programa de Acreditação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde.

Essa acreditação, concedida pela acreditadora A4 Quality Services, avalia as operadoras de forma macro, analisando a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e o nível de satisfação dos beneficiários.

Atualmente no Brasil, apenas 64 operadoras médico-hospitalares são acreditadas, sendo a Unimed Litoral, a única da região.

Hospital de excelência

O Hospital da Unimed Litoral tem a acreditação por excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível III (máximo), concedida pelo IQG – Health Services Accreditation.

Para entender a complexidade da acreditação, no nível I, o foco é segurança e qualidade dos cuidados e serviços; no II é gestão integrada (promovendo e acompanhando a interação dos processos), já o III, avalia excelência em gestão, monitorando a qualidade assistencial a ponto de comprovar a consolidação dos processos e até resultados financeiros. 

O Hospital da Unimed conquistou seu primeiro selo de qualidade ONA em 2012 e desde então vem só aperfeiçoando seus processos.

Acreditação canadense

Além da ONA, desde o início de 2019, a Unimed Litoral trabalha para buscar a Acreditação Canadense Qmentum, um selo internacional também concedido pelo IQG. A auditoria final seria em março, mas foi adiada temporariamente, devido à pandemia. 

Para conquistar esse selo internacional, a Unimed Litoral vem passando por auditorias rígidas que avaliam se a empresa está alinhada com 31 práticas organizacionais obrigatórias. Elas orientam desde o uso de medicamentos, passando por segurança, comunicação entre profissionais e pacientes e prevenção, inclusive ao suicídio – uma prática importantíssima no contexto municipal, pois permite um melhor monitoramento dos pacientes que apresentam riscos.

Centro de Diagnóstico Unimed 

O Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU) é um dos dois únicos de Santa Catarina acreditado no Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. 

Entre os requisitos exigidos estão sustentabilidade, qualidade e segurança na execução de todos os fluxos e aplicação das normas vigentes principalmente na gestão da qualidade dos equipamentos.

A acreditação foi conquistada em 2020 e se estende às duas unidades do CDU na região: a de Balneário Camboriú, em anexo ao Hospital Unimed e a de Itajaí, inaugurada no ano passado em uma nova estrutura.

Segundo Fernanda Sieverdt, gerente de Diagnóstico da Unimed Litoral, a acreditação é “garantia de exames realizados em equipamentos com total qualidade, monitorados em todos os quesitos de qualidade e segurança que são exigidos pelas normas regulamentadoras e também, um olhar para saúde dos colaboradores e clientes voltado para Radioproteção”.

PALCLaboratório

O Laboratório Unimed Litoral é o único da região e um dos 9 de Santa Catarina a possuir, desde 2014, o selo do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

A acreditação do PALC avalia desde atendimento ao cliente até a liberação do laudo e sistemática de contato com médicos, quando necessário. Segundo a Analista da Qualidade do Laboratório, Mariane Hammerschmidt, um dos principais critérios da acreditação é a padronização dos processos. Tudo deve estar descrito e todos os colaboradores treinados para executar da mesma maneira.

“Basicamente exige que todo o processo seja rastreado, com registro de responsáveis, insumos e equipamentos utilizados em todas as etapas. Tudo deve ser realizado dentro das regras de controle interno de qualidade, que garantem a confiabilidade do resultado e a segurança do paciente”, conclui. 

A acreditação do Laboratório Unimed Litoral foi renovada em 2019 e encontra-se em processo de nova assinatura de contrato.

Skip to content