Centro de Diagnóstico da Unimed Litoral tem padrão de excelência reconhecido nacionalmente

17/08/2020 | Excelência em Saúde

O Centro de Diagnóstico da Unimed Litoral é um dos dois únicos em Santa Catarina e o único na região, incluindo o Vale do Itajaí, a conquistar o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) que comprova qualidade e segurança na execução dos fluxos e na aplicação das normas vigentes.

Para a maioria das pessoas o termo acreditação talvez seja novo, mas é usual e muito valorizado na área da saúde, porque vai além da certificação, significa que uma clínica ou serviço tem excelência em todos os processos internos. 

Fernanda Sieverdt, Gerente de Diagnóstico da Unimed Litoral, explica que entre os principais requisitos exigidos pelo programa de acreditação estão sustentabilidade, qualidade e segurança na execução dos fluxos e normas vigentes.

A adesão ao Padi, gerido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, é voluntária e compreende uma extensa lista de itens auditados, dentre eles  governança, gestão da qualidade, infraestrutura, segurança, gestão de pessoas, equipamentos e higienização.

A acreditação da Unimed Litoral foi conquistada em fevereiro deste ano, e se estende às duas unidades do Centro de Diagnóstico; a de Balneário Camboriú, anexa ao Hospital Unimed e a de Itajaí, inaugurada no ano passado.

Existem apenas 33 clínicas e serviços de diagnóstico por imagem acreditados em todo o Brasil e a Unimed Litoral faz parte dessa elite.

Fernanda conta que antes da acreditação o serviço já trabalhava visando qualidade e segurança em todos os processos, alinhado com as normas exigidas pelo Padi 

A novidade, por decisão própria da Unimed Litoral, foi o investimento para troca do sistema de produção de laudos e guarda de imagens específico para Centros de Diagnósticos, garantindo ainda mais segurança ao radiologista na hora de realizar o laudo e ao paciente na realização de seus exames.

“A acreditação é garantia de exames realizados em um padrão de excelência, monitorados em todos os quesitos de qualidade e segurança, além de um olhar especial para saúde dos colaboradores e clientes quanto à radioproteção”, destacou Fernanda. 
 

O Centro de Diagnóstico

O Centro de Diagnóstico da Unimed atende clientes do plano de saúde e particulares em geral. Ele oferece ressonância nuclear magnética 1,5 Tesla; ressonância nuclear magnética 3 Tesla; tomografia multislice; escanometria; mamografia 3D; Raio-X; Raio-x contrastado; radiologia pediátrica; densitometria óssea e  ultrassonografia (Geral, Obstétrica, Vascular e Cardíaca). 

Também realiza endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, biópsias guiada por tomografia, biópsia hepática; punção aspirativa por agulha fina de mamas; core biopsy de mamas; punção aspirativa por agulha fina tireóide e cervical; eletrocardiograma; teste ergométrico; monitoramento ambulatorial de pressão arterial.

Pular para o conteúdo