O que você precisa saber sobre testes de Covid-19

17/08/2020 | Notícias Unimed

1 – O que leva o médico a definir o tratamento são os sintomas e não o resultado positivo ou negativo de testes (febre, dor de cabeça, perda do olfato, dor no corpo).

2 – Não há disponibilidade imediata de testes para toda a população, por isso é necessário priorizar os doentes sintomáticos. Devido ao crescimento dos casos, estamos com aumento do prazo de entrega dos resultados.

3 – Não há indicação de testagem de assintomáticos. Isto gera aumento na demanda de kits laboratoriais, gerando acúmulo de pessoas nos postos de coleta e em consultórios médicos, podendo prejudicar quem mais precisa neste momento.

Tipos de testes e protocolos

RT-PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction): É o padrão-ouro, o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde e realizado pela Unimed Litoral. Ele verifica a presença do vírus da COVID-19 no paciente. Sempre realizar PCR em indivíduos sintomáticos.

Decisão de realizar o exame: do médico.
Amostra: raspado de nasofaringe.
Janela de realização: o teste deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e o 10º dia do início dos sintomas.

SOROLOGIA: Verifica se o organismo do paciente exposto ao vírus desenvolveu anticorpos. Alta taxa de resultados negativos, mesmo em pessoas que tiveram Covid-19. Não deve ser usado de rotina.

Decisão de realizar o exame: do médico.
Amostra: sangue.
Janela de realização: o teste deve ser realizado após o 10º dia do início dos sintomas.

TESTES RÁPIDOS: O Ministério da Saúde aponta que esses testes podem apresentar taxas de erro de até 75%, não sendo recomendados como primeira escolha. Recomenda-se não usar de rotina.

Considerando a complexidade destas informações, a Unimed Litoral montou a Central Covid-19, que realiza atendimentos e esclarecimentos. Basta ligar para 3267-4470 ou 3341-4401, disponível 7 dias por semana, das 8h às 22h. Em caso de sintomas, ligue antes de ir ao hospital.

Pular para o conteúdo